DO CORDEIRO AO COELHO - das ervas amargas ao chocolate


Originalmente a páscoa é uma celebração hebraica decorrente da libertação do penoso cativeiro egípcio (como se fosse o 7 de setembro para o brasileiro). Simbolizando a necessidade de uma retirada rápida, a refeição se fazia com a ingestão de ervas amargas e pão sem fermento (Ex 12:8). Incluía também o sacrifício de cordeiros e a aspersão do sangue nos umbrais das portas para que o anjo exterminador “passasse por cima”, daí a “páscoa” ou “passagem” (Ex 12:3-5, 7-13).
No cristianismo a páscoa foi substituída pela celebração da “Ceia do Senhor”, simbolizando a libertação espiritual do pecado (pois “todo que comete pecado é escravo do pecado” - Jo 8:34). O vinho e o pão representam respectivamente o sangue e o corpo de Jesus, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29).
A páscoa atual é sincrética, sendo celebrada com figuras de coelhos (símbolo de fertilidade na antiga tradição egípcia), ovos (renascimento da vida) e chocolate (néctar dos deuses). A mistura de tradições, além de esvaziar seu verdadeiro significado, traz consigo contradições óbvias: ervas amargas e chocolate? Ah! Como seria interessante se houvessem verdadeiramente coelhas que botassem ovos de chocolate...
A celebração da páscoa no seu sentido literal só é possível pelo povo hebreu por se tratar de uma festa de libertação nacional. A “páscoa sincrética” por todos aqueles que ignoram seu verdadeiro significado. No cristianismo é que ela alcança seu simbolismo espiritual e verdadeiro: “porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (I Co 5:7).
Em suma, pode-se definir que:
1o. A páscoa é hebraica e simboliza a libertação do Egito;
2o. A ceia é cristã e simboliza a libertação do pecado (por Jesus);
3o. A “páscoa sincrética” não é hebraica nem cristã e simboliza apenas a servidão às tradições pagãs.
Sugestões:
ü como hebreu, celebre a páscoa; se for brasileiro, o dia 7 de setembro é o dia da independência do Brasil;
ü celebre a Ceia do Senhor como simbolismo de sua fé e comunhão com Deus através do sangue e da carne de Jesus (que foi entregue por nós);
ü aproveite após as celebrações da “páscoa sincrética” para comprar chocolate em liquidação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário